Orientação do Dia
25 abr
Desenvolver um estado de vida em que temos a capacidade de compreender e apreciar os sentimentos dos pais e da família, em vez de nos envolvermos em discussões com eles, sentir gratidão por tudo o que os pais fizeram por nós e ser capaz de os acarinhar e cuidar deles genuinamente — isto é prova da nossa fé.

10 de Abril de 2020 Resposta da Soka Gakkai à pandemia por Covid-19

Mensagem do Presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada


Tóquio, 10 de Abril de 2020: O Japão, onde até há pouco tempo esperávamos conseguir conter a propagação do COVID-19, entrou agora em estado de emergência, enfrentando um aumento dos casos confirmados e redobrando esforços para salvar vidas preciosas.


[Photo by Di Lewis]
Em tempos tão difíceis, em nome da Soka Gakkai, gostaria de expressar as minhas mais sinceras condolências e profunda solidariedade para com todas as vítimas, as suas famílias e entes queridos e também manifestar profunda gratidão e respeito por todos os profissionais de saúde e todos os que lutam na linha da frente em todo o mundo.

Tendo em conta que a pandemia por COVID-19 está a devastar vidas e economias à escala global, as organizações da Soka Gakkai por todo o mundo mantêm os seus centros fechados e cancelaram actividades de fé para ajudar a deter a propagação do vírus. Os nossos membros, contudo, mantêm a sua prática budista nas suas casas, oferecendo orações sinceras dirigidas a todos os afectados e atingidos.

Estamos determinados a que a nossa filosofia revitalizante e criadora de esperança de “transformar veneno em remédio”, que ensina que até o momento mais escuro e desesperante pode conter as sementes para fazer nascer novas aprendizagens e oportunidades, ajudará a fortalecer a indestrutível rede de cidadãos globais de toda a humanidade. Juntamo-nos ao nosso mestre, Daisaku Ikeda, orando profundamente “para que esta ameaça termine o mais rapidamente possível, assim como pelo regresso à normalidade e segurança”.

Este é um momento sem precedentes na História, onde sentimentos de ansiedade, incerteza e solidão tanto podem exacerbar a divisão entre as pessoas, como ampliar o sentido de comunidade. É profundamente inspirador observar como as pessoas estão a manifestar resiliência, compaixão e solidariedade, neste período tão difícil.

Membros da Soka Gakkai por todo o mundo continuam a encorajar-se mutuamente, envolvendo-se em diálogos com familiares e amigos, graças aos avanços da tecnologia. Lançaram também várias iniciativas nas suas comunidades para esclarecer a importância da lavagem das mãos, uso de máscaras e distanciamento social.

Cada organização da Soka Gakkai está a dar o seu melhor em função da sua dimensão e da situação no seu país ou território. Ao nível organizacional, a SGI-USA doou máscaras a hospitais que estão a enfrentar falta de recursos, enquanto que a Soka Gakkai-Itália e a Soka Gakkai Malásia, para mencionar apenas alguns exemplos, doaram fundos para a luta contra a COVID-19 nos seus respectivos países. No Japão, antes da declaração do estado de emergência, os jovens lançaram no Twitter o projecto “Fique em casa”, para encorajar os jovens a manterem-se em casa, assim como a procurarem e partilharem informação correcta sobre como se propaga o novo coronavírus.

Cada um de nós pode fazer a diferença, continuando a seguir as recomendações de saúde dos respectivos governos e praticando o distanciamento social. Com o enorme fluxo de informação que recebemos é crucial que actuemos com responsabilidade baseados em fontes credíveis e seguras.

Por fim, alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a nossa esperança partilhada para o futuro da humanidade, asseguremo-nos de que absolutamente ninguém é deixado para trás na nossa resposta a esta pandemia mundial e ao seu rescaldo, que será sentido de muitas formas nos meses e anos que virão.