Orientação do Dia
20 abr
Quando o nosso desejo de educar e ajudar os outros a crescer é sério, também nós crescemos. Uma pessoa que não mede esforços na procura de indivíduos talentosos, que ora sinceramente para eles e que os apresenta aos membros responsáveis, educando-os, é um verdadeiro benefício para a organização.

SGI Portugal

A Soka Gakkai (‘Sociedade para a Criação de Valor’), sociedade laica que baseia as suas actividades na prática do Budismo de Nichiren Daishonin, foi primeiro estabelecida em 1930 por dois educadores, Tsunesaburo Makiguchi (1871-1944) e Josei Toda (1900-1958). O Sr. Makiguchi, pedagogo e erudito, desenvolveu a filosofia da criação de valor (Soka), da qual a Soka Gakkai retirou o seu nome. Ele acreditava que a prática do Budismo de Nichiren Daishonin é o meio para se levar uma vida plena, dos mais altos valores e do maior bem. A sua crítica frontal ao governo militarista japonês no alvorecer da Segunda Guerra Mundial levou-o à prisão, juntamente com o Sr. Toda, o seu discípulo directo. Tsunesaburo Makiguchi morreu na prisão, mas Josei Toda foi liberto no fim da guerra, imbuído da determinação de reconstruir e desenvolver a sociedade laica. O discípulo mais próximo de Josei Toda, Daisaku Ikeda (1928-) tornou-se o terceiro presidente da Soka Gakkai em 1960. Desde então, o Budismo de Nichiren Daishonin tem florescido, não só no Japão mas por todo o mundo, estendendo-se a 190 países e territórios.

A Soka Gakkai Internacional (SGI) foi fundada em 1975. Esta organização está a ter um papel activo nos assuntos mundiais, construindo pontes de confiança entre as pessoas através do diálogo e das trocas culturais. Com base nos princípios humanísticos do Budismo de Nichiren Daishonin, o Presidente da SGI, Daisaku Ikeda, fundou o sistema educacional Soka, que inclui universidades no Japão e nos EUA. Ele é também o fundador do Toda Peace Institute (Instituto Toda para a Paz), The Boston Research Centre for the 21st Century (Centro de Boston de Pesquisa para o Século XXI), o Tokyo Fuji Art Museum (Museu de Arte Fuji de Tóquio) e o Institute of Oriental Philosophy (Instituto de Filosofia Oriental). Daisaku Ikeda é autor de numerosos livros, os quais foram traduzidos para muitas línguas, e tem recebido reconhecimento mundial pelos seus esforços pela paz.

Os membros da SGI praticam o Budismo de Nichiren Daishonin, que nasceu em 1222 no Japão. Ele ensinou que a invocação, frente ao Gohonzon, de ‘Myoho- rengue-kyo’ (o título do Sutra do Lótus - o mais profundo ensino exposto por Shakyamuni, o fundador do Budismo, há sensivelmente 2500 anos atrás), precedido da palavra ‘Nam’, é a prática que permite às pessoas da presente época manifestarem a Budicidade. Através da sua fé e prática do budismo, os membros da SGI transformam o seu estado de vida interior e manifestam as qualidades necessárias para alcançar a sua realização pessoal e contribuir para o desenvolvimento positivo da sociedade.