Orientação do Dia
16 mar
Pode haver momentos em que os outros nos possam suscitar um sentimento de inveja. Mas os outros são os outros e tu és tu. Em vez de comparares todas as tuas alegrias e tristezas com as dos outros, deverias ter por objectivo ultrapassar os teus limites na situação em que te encontras neste momento. As pessoas que conseguem fazer isto são as que são verdadeiramente vitoriosas na vida, os verdadeiros génios.

Daisaku Ikeda

Daisaku Ikeda é um filósofo Budista, promotor da paz, educador, autor e poeta. Ele é o terceiro presidente da Soka Gakkai e presidente fundador da Soka Gakkai Internacional (SGI).

Ikeda nasceu em Tokyo, Japão, no dia 2 de Janeiro de 1928, o quinto de oito filhos, numa família de pescadores de algas. A devastação e o horror insensato que ele testemunhou enquanto jovem durante a Segunda Guerra Mundial, fez surgir no seu coração uma paixão de trabalhar para a paz, e erradicar as causas fundamentais do conflito humano.

Em 1947, aos 19 anos, conheceu Josei Toda (1900-58), um educador e líder da Soka Gakkai. Ikeda encontrou em Toda uma pessoa disponível e inabalável, um homem com uma convicção inquebrável com um dom para explicar profundos conceitos Budistas em termos lógicos e acessíveis. Ele rapidamente encontrou emprego numa das empresas de Toda e mais tarde completou a sua educação sob a tutela de Toda, que se tornou o seu mestre de vida.

Em Maio de 1960, dois anos depois da morte de Toda, Daisaku Ikeda, tornou-se presidente da Soka Gakkai, então com 32 anos, como seu sucessor. Com a sua liderança, o movimento começou uma era de inovação e expansão, tornando-se activamente envolvido nas áreas da cultura e educação na sociedade em todo o mundo. Ikeda tem-se dedicado a realizar o sonho de Toda ao desenvolver iniciativas nas áreas da paz, cultura e educação.

No ano de 1975, Ikeda tornou-se o primeiro presidente da SGI.

Ikeda é o fundador das escolas Soka (criação de valor), um sistema escolar não confessional baseado no ideal de cuidar do potencial criativo único de cada estudante e cultivar uma ética de paz, contribuição social e consciência global. O sistema escolar existe deste o jardim de infância até à faculdade e inclui universidades em Tóquio, Japão, e outra na Califórnia, Estados Unidos da América.

Ikeda é um firme defensor do diálogo como fundação para a paz. Desde a década de 70 tem procurado o diálogo com um vasto leque de indivíduos por todo o mundo nos campos politicos, culturais, educacionais e académicos. Por forma a incentivar a sua visão de promover o diálogo e a solidariedade para a paz, Ikeda fundou institutos de pesquisa independentes e não lucrativos que desenvolvem a colaboração interdisciplinar e intercultural sobre diversos assuntos. A associação de concertos Min-On e o Museu de Arte Fuji de Toquio promovem uma compreensão mútua e amizade entre diversas culturas nacionais através das artes.

O princípio central do pensamento de Ikeda, e do Budismo, é a santidade fundamental da vida, um valor no qual Ikeda vê a chave para uma paz duradoura e felicidade humana. No seu ponto de vista, a paz mundial reside, em última análise, numa auto-transformação dentro da vida do indivíduo, em vez de reformas estruturais e sociais apenas. Na sua mais conhecida obra, Revolução humana, a história e ideais da SGI na forma de romance, Ikeda expressa esta ideia de forma sucinta:

“Uma grande revolução num único indivíduo irá ajudar à mudança do destino de uma nação e, mais ainda, irá permitir uma mudança no destino de toda a humanidade.”